terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projetos Brincadeiras

DURAÇÃO: 2º TRIMESTRE

1-Introdução

A importância das atividades lúdicas para a saúde física, emocional e intelectual da criança é inegável, além de permitir à criança criar, imaginar, fazer de conta, criando um espaço de incorporação de valores, desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, desenvolvimento da sociabilidade e criatividade. Para Piaget, “os jogos fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente planejado, é tornar o individuo consciente, engajado no mundo.” Para Vygotski, “a brincadeira se configura como situação privilegiada de aprendizagem infantil, à medida que fornece uma estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência.”
Para Wallon “infantil é sinônimo de lúdico. Toda atividade da criança é lúdica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em im projeto de ação mais extensiva que a subordine ao meio.” O projeto jogos e brincadeiras visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de conhecimento; o projeto visa também potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e principalmente a integração e o respeito dos colegas.
Desta forma, para as aulas de matemática a valorização das brincadeiras e jogos infantis, significa a conquista de um forte aliado nos processos de construção e expressão o conhecimento. Explorar idéias referentes a números, incentivar a realizar contagens, comparação de quantidades, adicionar e subtrair pontos, perceber intervalos numéricos, noções de posição no espaço, direção e sentido, discriminação visual, percepções geométricas, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo todas essas grandezas.
Noções de proximidade, separação, vizinhança e continuidade estão numa serie de qualidade que se organizam numa relação de pares de oposição tais como: perto/longe; parte/todo; pequeno/grande. Acreditamos que uma das formas, de viabilizar um trabalho, como estratégia de trabalho em matemática é utilizar as brincadeiras e jogos infantis.

2-Objetivo Geral
O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo o projeto é focado em jogos e brincadeiras. Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-os a interagirem com o grupo. As aulas tranformam-se em brincadeiras, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.

Avaliação
Organizar e registrar. A cada passo do projeto deve ser observado e registrado pelo professor. Durante o desenvolvimento do projeto, seja no momento da construção, bem como no momento do ato de jogar, os registros dos alunos durante o jogo é imprescindível. Os registros devem acompanhar toda experiência dos alunos e professores.

Sugestões para as etapas do jogo:
1. Familiarização com material do jogo: os alunos entram em contanto com o material do jogo, identificando-os.
2. Reconhecimento das regras: reconhecimento das regras pelos alunos pode ser realizado de varias formas.
3. O “jogo pelo jogo” – jogar para garantir regras: momento do jogo espontâneo em que se possibilita ao aluno jogar para garantir a compreensão das regras.
4. Intervenção pedagógica verbal: depois dos três momentos anteriores, os alunos passam a jogar agora, contando com a intervenção propriamente dita. Trata-se das intervenções realizadas verbalmente pelo professor durante a realização do jogo. Esse momento caracteriza-se pelos questionamentos e observações realizadas pelo professor a fim de provocar os alunos para a realização das analises de suas jogadas.
5. Registro do jogo: o registro dos pontos, ou mesmo dos procedimentos e cálculos utilizados, pode ser considerado uma forma de sistematização e formalização através de uma linguagem da matemática. O registro é um importante instrumento de que pode dispor o aluno, para analise de jogadas e construção de estratégias.
6. Intervenção escrita: trata-se da problematização de situações de jogo. Os alunos resolvem situações-problema, do jogo ou da brincadeira elaborados pelo professor. A resolução dos problemas do jogo propicia uma análise mais específica sobre o jogo, em que os problemas abordam diferentes aspectos que podem não ter ocorrido durante as partidas. O registro do jogo também esta presente nesse momento.

Este projeto tem como objetivos:

• Oportunizar que pais e educadores compreendam a importância da utilização dos jogos e brincadeiras para a formação da criança;
• Compreender o ato de brincar como espaço de aprendizagem significativa em que as crianças tenham oportunidades de: praticar, escolher, imitar, observar, experimentar, sentir, pensar, memorizar, criar,interagir, questionar;
• Proporcionar experiências onde as crianças apropriem significativamente do conhecimento;
• Criar espaço de socialização de experiência metodológica (divulgação dos trabalhos).

4- Conteúdos (opções de jogos)
• Jogo das argolas
• Jogo da amarelinha
• Jogo da joaninha (números ou cores)
• Jogo de boliche
• Jogo de dama
• Jogo da velha
• Caracol (chão ou mesa)
• Bola ao cesto
• Boca do palhaço
• Bingo de cores
• Jogo da memória (frutas, animais)
• Estatua
• Queimada
• Labirinto/circuito
• Quebra-cabeça
Produto Final
• Exposição e apresentação dos trabalhos realizados com as crianças.

Observação
Proporcionar as crianças e professores, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas, contribuindo qualitativamente para o ensino da matemática, relacionando assim, os conteúdos da vida cotidiana com os conteúdos da educação infantil.

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