“VALORES PARA A VIDA”
Período: 2°semestre
Área: Natureza e Sociedade
ØJustificativa:
Tendo em vista que trabalhamos com um grupo heterogêneo de crianças, que pensam e tem atitudes diferentes devido ao convívio com a família; pensamos em trabalhar o projeto “Valores para a vida”, a fim de melhorar o emocional e convívio em sala de aula, bem como em toda a escola e no seu cotidiano familiar.
ØObjetivos:
v Resgatar os valores familiares;
v Perceber que cada valor tem seu significado especial;
v Estabelecer bom convívio com as pessoas de seu meio escolar e familiar;
v Criar um ambiente de confiança, clareza, respeito e afetividade;
ØÁrea especifica: Natureza e Sociedade
Outras áreas abordadas: Linguagem oral escrita, Artes, Música e Matemática.
ØSugestões de atividades:
v Roda de conversa para apresentação do projeto e compartilhar o produto final.
v Leitura de livro dos valores: Exemplo: Pequenas lições...
v Confecção de um livro sobre valores.
v Painel dos valores para a vida.
v Convite da família para participar do projeto.
v Pesquisa com os familiares.
v Relato de experiências dos pais em sala de aula
v Cd: A Família Sol, La, si...
v Alfabeto dos valores
v Histórias: Coleção Super Carros, Coleção Wendy e amigas; Coleção Amiguinhos do Criador; O caracol; O cavalinho notável; A Cigarra e a Formiga, Uma margarida muito especial (Mara Lobo) e outras.
v Dobraduras relacionadas a histórias contadas.
v Dramatização dos valores na sala de aula.
v Músicas: Palavrinhas mágicas, etc.
v Gráfico dos valores.
v Troca de experiências dos alunos entre as turmas.
v Confecção das 7(sete) chaves da felicidade.
ØProduto final:
v Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.
v Palestra para felicidade (Pastor Edson).
v Palestra ilustrativa.
ØAvaliação:
Será feita no decorrer do projeto, observando a participação dos envolvidos no mesmo.
DIAGNOSTICO INICIAL DA TURMA DE 03 ANOS INTEGRAL
A turma de modo geral é comunicativa. Participa das rodinhas de músicas, das histórias e dos momentos de lazer dentro e fora da sala de aula.
Fiz uma avaliação individual da turma, percebi que há alunos que se concentram mais tempo nas atividades; possuem boa oralidade, conhecem em geral as cores primarias, possuem um bom manuseio com a massa de modelar, jogos de encaixe e reconhecem os nomes uns dos outros com auxilio de fichas. Na roda de conversa,
individualmente falando, o aluno Daniel se difere dos outros por não se concentrar mais tempo e fazer o uso correto de massa de modelar, onde põe na boca, mistura com a de outros colegas, chora quando quer alguma coisa e faz pirraça até adquirir o que quer.
Em geral toda a turma é bem participativa das atividades desenvolvidas e dos momentos sociais proporcionados pela escola.
PROFESSORA: TÂNIA E. PEREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário