terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto Institucional

“VALORES PARA A VIDA”
Período: 2°semestre
Área: Natureza e Sociedade
ØJustificativa:
Tendo em vista que trabalhamos com um grupo heterogêneo de crianças, que pensam e tem atitudes diferentes devido ao convívio com a família; pensamos em trabalhar o projeto “Valores para a vida”, a fim de melhorar o emocional e convívio em sala de aula, bem como em toda a escola e no seu cotidiano familiar.

ØObjetivos:
v      Resgatar os valores familiares;
v      Perceber que cada valor tem seu significado especial;
v      Estabelecer bom convívio com as pessoas de seu meio escolar e familiar;
v      Criar um ambiente de confiança, clareza, respeito e afetividade;

ØÁrea especifica: Natureza e Sociedade
Outras áreas abordadas: Linguagem oral escrita, Artes, Música e Matemática.

ØSugestões de atividades:
v      Roda de conversa para apresentação do projeto e compartilhar o produto final.
v      Leitura de livro dos valores: Exemplo: Pequenas lições...
v      Confecção de um livro sobre valores.
v      Painel dos valores para a vida.
v      Convite da família para participar do projeto.
v      Pesquisa com os familiares.
v      Relato de experiências dos pais em sala de aula
v      Cd: A Família Sol, La, si...
v      Alfabeto dos valores
v      Histórias: Coleção Super Carros, Coleção Wendy e amigas; Coleção Amiguinhos do Criador; O caracol; O cavalinho notável; A Cigarra e a Formiga, Uma margarida muito especial (Mara Lobo) e outras.
v      Dobraduras relacionadas a histórias contadas.
v      Dramatização dos valores na sala de aula.
v      Músicas: Palavrinhas mágicas, etc.
v      Gráfico dos valores.
v      Troca de experiências dos alunos entre as turmas.
v      Confecção das 7(sete) chaves da felicidade.

ØProduto final:
v      Exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.
v      Palestra para felicidade (Pastor Edson).
v      Palestra ilustrativa.

ØAvaliação:
Será feita no decorrer do projeto, observando a participação dos envolvidos no mesmo.
DIAGNOSTICO INICIAL DA TURMA DE 03 ANOS INTEGRAL

A turma de modo geral é comunicativa.  Participa das rodinhas de músicas, das histórias e dos momentos de lazer dentro e fora da sala de aula.
Fiz uma avaliação individual da turma, percebi que há alunos que se concentram mais tempo nas atividades; possuem boa oralidade, conhecem em geral as cores primarias, possuem um bom manuseio com a massa de modelar, jogos de encaixe e reconhecem os nomes uns dos outros com auxilio de fichas. Na roda de conversa,
individualmente falando, o aluno Daniel se difere dos outros por não se concentrar mais tempo e fazer o uso correto de massa de modelar, onde põe na boca, mistura com a de outros colegas, chora quando quer alguma coisa e faz pirraça até adquirir o que quer.
Em geral toda a turma é bem participativa das atividades desenvolvidas e dos momentos sociais proporcionados pela escola.


PROFESSORA: TÂNIA E. PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário