terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto Político Pedagógico

APRESENTAÇÃO

O presente documento nasceu após uma inquietação expressa por todo o grupo técnico, administrativo e pedagógico dessa instituição educacional que ansiava pela estruturação de seu Projeto Político Pedagógico. O estudo do referencial curricular realizado na SEME durante o ano de 2000, muito contribuiu para nos despertar quanto a necessidade de estruturarmos este trabalho de forma a incorporá-lo a uma visão de que é preciso ampliar nossas diversidades pedagógicas, bem como as possibilidades de transformá-las. Realizamos vários estudos com o grupo de funcionários e pais, o que nos possibilitou pesquisar diversos materiais. Porém, a nossa maior dificuldade estava centrada nos diversos aspectos que deveríamos atingir. Nossa preocupação era atender as necessidades de nossa clientela e oferecê-la um futuro mais promissor.

O Projeto Politico Pedagógico é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, planejados semanalmente, e anualmente. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas no CEIM, bem como o sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivar-se-ão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram.

Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.

Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados. Pretendemos que este Projeto Politico Pedagógico seja o impulsor e condutor de todos que compõem a comunidade escolar no alcance das metas e objetivos que o CEIM Adagmar Pinto Santos se propõe concretizar.

CARACTERISTICAS DA POPULAÇÃO ATENDIDA E DA COMUNIDADE EM QUE A INSTITUIÇÃO ESTÁ INSERIDA

Nossos alunos são caracterizados por uma miscigenação de raças, a maior parte é composta por filhos de trabalhadores do comércio e das indústrias do município. O bairro conta com grande quantidade de indústrias de móveis, comércios de vários ramos como supermercados, mercearias, padarias e bares, lojas, banco, casa lotérica, papelarias, armarinhos, restaurantes etc. Conta-se também com postos de saúde, consultórios médicos e odontológicos, além de um bom número de farmácias. Há muitas igrejas, representantes de várias religiões. Quanto à educação, há escolas da rede municipal e estadual. Há praças e quadras poliesportivas disponíveis à população.

Com o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico da cidade, percebe-se nos últimos anos uma grande imigração populacional dos municípios vizinhos e até mesmo de estados mais distantes. Esse crescimento deve-se à localização da cidade, que é cortada pela BR 101, o bom escoamento de seus produtos agrícolas e industriais, o grande potencial turístico e as descobertas de novos postos de petróleo e gás.

Com o aumento do índice de empregos nessa cidade melhorou muito o nível econômico dos Linharenses e dos novos habitantes que aqui se instalaram. A isso se deve o aumento da demanda de vagas nas escolas para atender todas as faixas etárias. Dessa forma, pode-se afirmar que a classe econômica predominante em nossa escola é a classe média. Pessoas que vivem de seus salários, mas a maioria tem casa própria e já podem contar com uma boa estrutura sanitária em seu bairro, bem como uma excelente perspectiva de futuro para seus filhos em relação a vida escolar, já que o bairro possui 04 (quatro) CEIM’S, 05 (cinco) escolas de Ensino Fundamental e 01 (uma) escola de Ensino Médio/ técnico e uma escola de Ensino Médio Estadual. A cidade ainda possui faculdades, pública e particular oferecendo vários cursos para atender a população.

O CEIM e a escola de uma maneira geral hoje são conhecidos como parte inseparável da sociedade. Buscam o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando ideias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.O projeto politico pedagógico, portanto, voltado para a integração dos saberes conhecidos, estimulados, produzidos e recriados elege o ato lúdico, espontâneo e/ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança no CEIM “Adagmar Pinto Santos”, pois através dele é possível se desenvolver uma cultura de justiça, esperança, ternura e solidariedade,o respeito ao individuo e às suas diferenças;uma consciência crítica acerca do mundo;formação de hábitos, valores e atitudes, a autonomia com responsabilidade e respeito à limites, a efetivação a educação inclusiva através de um processo que atenda à diversidade, respeitando os diferentes níveis e ritmos de desenvolvimento todos os alunos e, conseqüentemente, elevando a auto-estima dos mesmos, a construção de uma cultura escolar mais humana e transformadora através da ampliação dos compromissos curriculares para além dos conteúdos disciplinares, educação para a cidadania.

Garantir o exercício desse direito é um desafio que impõe decisões inovadoras. Nessa perspectiva, espera-se que a educação, com mais e melhores resultados, seja um instrumento que possibilite a inserção do indivíduo no mundo contemporâneo.Portanto, cabe aos profissionais desde CEIM, viabilizar uma formação integral do educando, e estar condizente com noções essenciais à sociedade atual e as necessidades da comunidade local.

AVALIAÇÃO

Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.

Nesse processo, todos – professores/oficineira, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo. Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços de Educação Infantil:
Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.

Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e relaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo em que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã. A avaliação desse tipo sistematiza-se em registros.

Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor registra acontecimentos novos, conquistas e mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.

Dessa forma, o CEIM “Adagmar Pinto Santos” trabalha a avaliação cotidiana, ou seja, avalia a evolução dos alunos no cotidiano escolar. Os relatórios são produzidos de acordo com a observação dos professores sob o desenvolvimento de seu aluno. Nessa observação atêm-se ao processo de autoconhecimento, autonomia, relações sociais e cognitivas, expressão da linguagem oral e corporal, desenvolvimento motor e adaptação ao meio, entre outros.

Tendo como perspectiva as idéias de Vygotsky discutidas nos pressupostos teóricos, fica-nos claro que, a partir da organização dos conteúdos, o contato com os primeiros conceitos da disciplina na Educação Infantil, cria uma zona de desenvolvimento proximal que será consolidada à medida que o aluno for apropriando-se dos demais conteúdos em situações posteriores.

METAS E AÇOES
METAS AÇOES MATERIAL DE APOIO
Envolver os pais nas atividades realizadas na escola.
• Promover gincanas culturais e esportivas;
• Realizar palestras envolvendo os temas: Dengue, alimentação saudável e higiene bucal.
• Projetos de ensino envolvendo os pais;
• Realizar exposições das atividades realizadas com os alunos, em reuniões e nos conselhos de classe.
Realizar momentos com a família promovendo festas, palestras, jogos, brincadeiras,
Agentes de saúde e zoonoses, dentista e nutricionistas da rede municipal.

Incentivar o resgate dos valores morais; • Trabalhar com filmes e músicas que desperte o respeito mútuo;
• Promover trabalhos de campos, que evidencie as conseqüências de atitudes indisciplinadas e/ou inflacionárias;
• Solicitar junto a SEME apoio para a conclusão das ações;
• Convidar pessoas da comunidade para dar depoimentos e testemunho de vida.

Elevar a qualidade do ensino aprendizagem;
Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento;
• Promover grupos de estudo com o corpo docente;
• Envolver professores e alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina escolar;
• Promover projetos de leitura, escrita e cálculos; • Solicitar apoio a SEME de cursos e oficinas pedagógicas de aprimoramentos e capacitação ao corpo docente.
• Solicitar apoio junto a SEME, curso de aprimoramento no atendimento aos alunos com necessidades especiais.

Promover eventos educativos e recreativos;
Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas relacionados ao: Meio Ambiente, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Emancipação política de Linhares, Folclore, Dia do Estudante, Independência do Brasil, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Natal. Murais;
Apoio da SEME;
Feiras de roupas usadas.
Arrecadação de doações.
Barracas de comidas típicas.
Teatros, Excursões Culturais, Gincanas, Olimpíadas, Feira Cultural, Mostra Científica e Folclórica, Comemorações e Exposições de trabalhos em todas as áreas do conhecimento

PRODUTO FINAL
• Hora social.
• Exposição de trabalhos manuais dos alunos.
• Apresentação e danças, teatros, etc...

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