quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Identidade

TURMAS: 02 ANOS INTEGRAL
MÊS: MARÇO A MAIO
TURNO: MATUTINO
PROFESSORAS: LUCIENE COSTA DE SANTANA, ROSA AMÉLIA PEDRO
INTERMEDIARIA: BRUNA SEZANA

Este projeto tem o intuito desenvolver o conhecimento global do ser humano, usando a musica como fonte de estimulo. A escola e uma instituição que tem por objetivo não só cuidar das crianças, mas também a educação e o desenvolvimento das mesmas. Como professoras, temos que buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças. As musicas infantis, alem de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, pode ser interessante nessa busca de melhorar as capacidades de socialização, autoconfiança e auto-estima (DELISA, 1992).
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de pratica de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade. o grupo não só integrara trabalhos no contexto da linguagem oral propriamente dita, mas seguira o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.


OBJETIVOS:
• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
• Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
• Desenvolver o habito de cuidar de si mesmo;
• Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
• Estabelecer uma relação com a sociedade;
• Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõem;

DESENVOLVIMENTO
• Ler diferentes tipos de gravuras sobre o tema em estudo;
• Realizar atividades diárias de higiene;
• Entender o papel da escovação dentaria;
• Organizar rotinas de praticas de conservação da saúde;
• Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
• Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
• Construir cartazes;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Dramatizar histórias ou músicas para as outras turmas


MOVIMENTO
• MUSICAS-EXPRESSAOCORPORAL- DIVERSAS
• Jogos- quebra cabeça partes do corpo humano;
• Boliche- hábitos de higiene bucal;
• Dinâmicas usando partes do corpo;
• Atividades recreativas usando bambolês e outros recursos pedagógicos da linha de movimento da escola

EVENTOS RELACIONADOS AO PROJETO:
Entrega de escovas de dente
Seleção de fotos do Projeto para CD;
Exposição de cartazes confeccionados.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo continuo a realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo.

CULMINÂNCIA:
Confecção fantoches de vareta dos dentinhos e musica para os colegas no momento Cultural.

REFERÊNCIA
*Revista GUIA PRATICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

Nenhum comentário:

Postar um comentário