terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto Meio Ambiente: Água e Lixo

Público alvo: alunos da educação infantil, professores, funcionários e comunidade escolar.
Duração: 1º. TRIMESTRE

JUSTIFICATIVA
Visando explorar o meio ambiente, a preservação da natureza, a valorização da água, a coleta do lixo e os animais e insetos de todas as espécies, desenvolvemos este projeto institucional, porque vimos que vivemos em um mundo em que é preciso “cuidar” do meio ambiente. Precisamos plantar semente da conscientização desde já, para que as crianças de hoje sejam adultos amanhã.

OBJETIVOS
-Proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio ambiente em que vive;
- Oportunizar práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa;
- Sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as questões do meio ambiente,  atentando para o uso racional da água, como forma de garantir uma fonte futura;
- Observar que todos são responsáveis pela limpeza da escola e da cidade
- Conscientizar das conseqüências da não preservação do meio ambiente.

BREVE HISTÓRICO
Partindo da premissa de que a escola que temos é via de regras, a escola que queremos, e de que o principio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivencia de práticas prazerosas, criativas e inerentes ás necessidades humanas, o CEIM “ADAGMAR” considera importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem a separação seletiva do lixo, o desperdício e o uso racional da água, e a forma de como ambos afetam nossas vidas e nosso cotidiano.

CONTEÚDOS
 A parte do currículo que escolhemos para trabalhar foi o estudo do meio, dando ênfase ás questões ambientais.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS
·         Saber sobre a necessidade de se economizar água.
·         Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
·         Compreender o ciclo da água.
·         Conhecer as causas da poluição da água.
·         Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
·         Conhecer os estados físicos da água (sólido, liquido, gasoso).
·         Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
·         Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
·         Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
·          Observar uma lagoa poluída, e que faça parte do seu bairro.
·         Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
·         Ouvir musicas, assistir  vídeos que  tratem do tema.
·         Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
·         Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
·         Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas de conhecimento.
·         Realizar receitas alternativas.
·         Realizar oficinas de sabão.
·         Realizar releitura de obras de pintores.

CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
·         Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
·         Colaborar para preservação da água  no meio ambiente.
·         Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
·         Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
·         Produção coletiva de pequenos textos.
·         Escrita espontânea.
·         Cruzadinhas, caça-palavras.
·         Atividades com o alfabeto móvel.
·         Visita ao SAAE.
·         Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
·         Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
·         Coleta de lixo aos arredores da lagoa do bairro.
·         Coleta de lixo no pátio externo e interno da escola, na hora do recreio, com alunos identificados.

MATEMÁTICA
·         Gráficos sobre a água.
·         Estatística (porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
·         Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio).
·         Situações problema envolvendo a água.
·         Jogos variados.

NATUREZA E SOCIEDADE
·         Experiências diversas com o estado da água e outros materiais da natureza.
·         Observação do ciclo da água.
·         Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
·         Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto ao céu aberto.
·         Experiência do pé de feijão/bonecos vegetais.
·         Vídeos que abordam o tema.
·         Pesquisa que demonstrem as diferenças entre água limpa e a água poluída.

ARTES, CÊNICAS, MÚSICA E MOVIMENTOS
·         Desenho livre e dirigido.
·         Recorte e colagem.
·         Dobraduras.
·         Releitura de obras  de artes.
·         Modelagem com areia e argila.
·         Técnicas de pintura.
·         Técnicas com materiais da natureza.
·         Maquetes.
·         Cantigas e músicas relacionadas ao tema.
·         Ginástica historiada (Chuí, olha lá.)
·         Cd Xuxa, Guilherme Arantes, e outros.
·         Confecção de brinquedo com sucata.

AVALIAÇÃO
·         Avaliação do projeto será observada através d mudanças nos hábitos e de como economizar água, de cuidar do lixo adequadamente cada um no seu espaço de origem. Espera-se que as crianças entendam de que a vida depende de um ambiente limpo e saudável.

PRODUTO FINAL
·         Exposição de trabalhos manuais dos alunos.
·         Apresentação e danças, teatros, etc... no momento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário