terça-feira, 29 de novembro de 2011

Histórico

Em 1991, abrem-se as portas para a pré-escola na EPG. “Antonio Fernandes de Almeida” situada na Rua Antonio Fernandes de Almeida, s/nº, quadra 772, no bairro Interlagos II, fundada em 1987, tendo como diretora a Sr ª. Inácia Duarte. A escola recebeu essa denominação em homenagem ao Sr. Antonio Fernandes de Almeida, antigo morador do bairro e proprietário de grande quantidade de terrenos na comunidade, foi com a doação de parte de sua propriedade que a municipalidade construiu a escola.

O jardim de infância surgiu devido à necessidade dos pais que pediam para matricular as crianças com idade menor de 07 anos na 1ª série. Assim, havendo espaço na escola, a diretora da época Senhora Inácia Duarte, resolveu tomar providências com o objetivo de atender ao pedido da comunidade que estava crescendo cada vez mais e era preciso atender toda a demanda.

Começa então a funcionar o jardim de infância “Antonio Fernandes de Almeida” com o mesmo nome da EPG. “Antonio Fernandes de Almeida”. Era 02 turmas, uma funcionando no turno matutino e outra no turno vespertino, as primeiras professoras foram Jane Mendonça Viola e Luzinete Novaes. Ainda em 1991, afasta-se da direção a Sr ª. Inácia Duarte e assume a Sr ª. Dalva Maria Soares de Matos. Em 1992, a clientela cresce, contando a pré-escola com mais duas turmas e passa a atender no decorrer do ano um total de 135 alunos.

Em 1993, a escola passa a contar com o apoio pedagógico da Sr ª. Odette Menelli Delpiero.
A partir de 1994, já não era mais possível atender os alunos da pré-escola no mesmo prédio da EPG. “Antonio Fernandes de Almeida”, pois o número de alunos de 1ª a 4ª série aumentou consideravelmente, passando então a desvincular-se da EPG e a funcionar em uma casa alugada na Rua Pedro Palácio, nº 1717, no bairro Interlagos I, com um total de oito turmas, atendendo a uma média de 200 alunos durante todo o ano letivo, tendo como diretora a Sr.ª Arlete Rodrigues Ferraz. Em 1995, a Sr ª. Rita Costa Alves assume a direção, permanece até o dia 31 de julho de 2006. No ano de 1995, com o concurso público assume como técnico pedagógico efetivo Lucinéia Calegari.

No dia 10 de outubro de 2000 o decreto nº 0351/2000 em cumprimento à lei de diretrizes e bases da educação nacional nº. 9394/96 publica-se o decreto nº. 330/02 de 28/08/02 fica criado a Pré escola Municipal a PEM “Antonio Fernandes de Almeida”, Localizada no Bairro Interlagos e o decreto nº. 331/02 de 28/08/02 dispõe sobre mudança da nomenclatura da PEM “Antonio Fernandes de Almeida” passa denominar-se CEIM Adagmar Pinto Santos.

Mas o bairro cresce rapidamente em todos os sentidos, os pais trabalhadores do comércio do município e das indústrias que funcionam em torno do CEIM reivindicam uma creche. A partir dessas reivindicações, surge novamente a necessidade das autoridades de ampliar o funcionamento da pré-escola. No dia 23 de agosto de 2002, o prefeito Guerino Luiz Zanon inaugura o Centro Educacional Infantil Municipal “ADAGMAR PINTO SANTOS”, com novas instalações funcionando agora na rua D. Pedro II, s/nº, Bairro Interlagos II, publicando nessa mesma data.

Adagmar Pinto Santos uma das maiores educadoras Linharenses, nasceu no dia 16 de agosto de 1927 na Vila do Riacho, no município de Aracruz. Passou sua infância no lugar de origem e na adolescência mudou-se para Vitoria com o objetivo da aperfeiçoar-se no ramo profissional que tanto almeja – “a educação”. Após concluir seu curso iniciou sua carreira profissional no município de Linhares, em 1948. Aqui trabalho dedicando-se exclusivamente ao ensino e com isso muitos Linharenses tiveram a oportunidade de terem sido discípulos dessa dedicada professoras, merecedoras de muitas honrarias, das quais não podemos deixar de destacar a homenagem recebida em 1986 – a “Medalha do Mérito Educativo” -, que e uma distinção àqueles que deram muito de si para educação de toda uma geração de estudantes.

Seu estilo de trabalho extremamente pessoal é difícil de classificá-lo entre as mais variadas linhas pedagógicas. A educadora Adagmar passou toda sua vida com extremo desempenho e por isso sempre foi respeitada e conhecida profissionalmente na sociedade Linharense. Apesar de ser casada e mãe de quatro filhos, sabia conciliar sua vida pessoal e o trabalho, e nada impediu de ser uma esposa e mãe modelo, não só para sés filhos e netos, mas também para muitos outros, inclusive seus alunos. Portanto, como podemos concluir nada mais justo, a partir de esse estabelecimento de ensino, receber o nome da tal querida ADAGMAR PINTO SANTOS, “Educadora Modelo”, na qual muitos professores podem se espelhar e alcançar o sucesso.

No dia 02 de outubro de 2006, assume a direção a Sr ª Gisely Godoi Pianca e foi exonerada no dia 31/01/2008. Atualmente sob a direção da Sra. Michelle Cezana dos Santos, pedagoga em séries Iniciais e pós graduada em alfabetização e Linguagem ambos pela UFES efetiva e lotada do CEIM Manoel Farias de Souza foi nomeada pelo decreto municipal nº. 675 de 29/07/2010 aut. Nº: 37 de 27/08/2010 a instituição atende uma clientela de 417 parciais e 49 Integrais, totalizando 466 alunos atendendo em horário matutino e vespertino, atendendo as necessidades da família local.

Devido ao grande número de crianças do bairro necessitando de vagas no CEIM, no dia 2008, a escola passou por uma reforma e ampliação, sendo construídas mais 03 salas de aula e 02 banheiros para melhor atender a comunidade escolar.